Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Serys Slhessarenko comemora reabertura do mercado chinês para a carne bovina do MT Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senadora Serys Slhessarenko (PT-MT)]
Página Multimídia

Em discurso nesta quinta-feira (18), a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) comemorou o fato de o estado de Mato Grosso poder voltar a exportar carne bovina para a China. Em 2005 o governo chinês havia suspendido a importação de carne bovina de diversos estados brasileiros, devido à ocorrência de focos de febre aftosa. No final de janeiro deste ano a China reconheceu diversos estados brasileiros como áreas livres da febre aftosa, reabrindo o lucrativo mercado.

A senadora informou que a China é um dos maiores consumidores de carne do planeta, embora o consumo anual por pessoa ainda seja pequeno naquele país (quatro quilos por ano contra 25,5 quilos no Brasil). Apenas em 2007, ressaltou a senadora, os chineses consumiram 85 milhões de toneladas de carne (contra 38 milhões de toneladas consumidas pelos norte-americanos e 16,7 milhões pelos brasileiros).

– A abertura deste mercado representa um alento muito grande para os produtores de Mato Grosso, que sofreu com embargos que prejudicaram o sistema produtor e que podem ser sentidos pelo fechamento de grandes e importantes frigoríficos no estado – relatou.

Serys disse ainda que o Mato Grosso tem um rebanho bovino de mais de 27 milhões de cabeças, e praticamente todos os animais foram vacinados contra a febre aftosa nos últimos anos. De acordo com a senadora, o estado não tem casos de febre aftosa há 14 anos.

– O sucesso da campanha de vacinação se dá pelo empenho de 105 mil proprietários rurais que investiram mais de R$ 40 milhões na compra de vacinas – disse.

A senadora aproveitou para registrar que o Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançou a Campanha da Fraternidade de 2010, com o tema “Vocês não podem servir a deus e ao dinheiro”.

Em aparte, o senador Augusto Botelho (PT-RR) elogiou o pronunciamento da colega e chamou a atenção para a importância da campanha da fraternidade.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Serys Slhessarenko comemora reabertura do mercado chinês para a carne bovina do MT Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/serys-slhessarenko-comemora-reabertura-do-mercado-chines-para-a-carne-bovina-do-mt/ Acesso em: 15 jun. 2024