Senado

Serys participa de Fórum Climático

Com a finalidade de construir um consenso sobre as medidas que os legisladores poderão sugerir durante a próxima cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças ClimáticasEntenda o assunto (COP 15) uma delegação brasileira, sob a coordenação da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), participará de reunião preparatória entre os dias 23 e 25 do corrente mês, a realizar-se em Copenhagen, na Dinamarca.

O evento reunirá o grupo de legisladores dos países membros do G-8 (Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Itália, Japão, Rússia e Reino Unido), + 5 (Brasil, China, Índia, México e África do Sul) representado no Fórum sobre Mudanças Climáticas de Legisladores, patrocinado pela Organização Mundial de Legisladores por um Meio Ambiente Equilibrado (Globe Internacional).

A comitiva brasileira inclui, além de Serys, os senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Renato Casagrande (PSB-ES) e os deputados federais Antonio Palocci (PT-SP) e Luciano Pizzato (DEM-PR).

Para Serys, que já participou de vários encontros da Globe Internacional, os legisladores estão empenhados em construir uma plataforma comum de ações práticas e medidas de controle das mudanças do clima da Terra que possam apresentar durante a cúpula das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP 15, que se realizará entre os dias 7 e 18 de dezembro próximo, em Copenhagen na Dinamarca.

– Estou confinante de que a participação da delegação brasileira será fundamental nas discussões do fórum. O Brasil pode, e deve, liderar propostas e medidas de controle das mudanças que têm ocorrido no mundo em questões de água, energia, plástico, combustíveis fósseis e, sobretudo, desmatamento a ser evitado – destacou.

Serys Slhessarenko ressaltou que os participantes do Globe Internacional estão confiantes de que haverá, durante a COP 15, um clima de real cooperação internacional que resultará num acordo robusto que possa comprometer as grandes economias do planeta, em especial os Estados Unidos e a China, a aceitarem medidas de contenção da poluição global, que já ameaça a harmonia e a sobrevivência do homem sobre a Terra.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Serys participa de Fórum Climático. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/serys-participa-de-forum-climatico/ Acesso em: 18 jun. 2024