Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Serys critica falta de compromisso dos EUA e da China com metas de redução de poluentes Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto:  senadora Serys Slhessarenko ]
Página Multimídia

A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) lamentou da tribuna, na tarde desta quarta-feira (18), a posição adotada pelos Estados Unidos e pela China de não levar metas numéricas de redução das emissões de gases de efeito estufa à Conferência Internacional sobre Mudanças Climáticas (COP-15), marcada para dezembro, em Copenhague, Dinamarca.

Integrante da Frente Parlamentar Ambientalista, a senadora aplaudiu a decisão do governo brasileiro de anunciar que adotará metas próprias, mesmo que os outros países não o façam em Copenhague – corte de 36% a 39% na emissão de carbono até 2020 e redução de 80% no desmatamento. Para ela, “em algum momento” os países desenvolvidos, “que poluem há mais de 200 anos”, deverão aderir ao esforço global para contornar o aumento dos poluentes que provocam o aquecimento do planeta.

Soropositivos

No mesmo discurso, Serys Slhessarenko comunicou que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 6.124/05) de sua autoria que define o crime de discriminação dos portadores do vírus da AIDS. Os deputados fizeram alterações em sua proposta original (PLS 51/03), o que remeterá a matéria de volta ao exame dos senadores. Para ela, o projeto é de extrema importância, pois as pessoas infectadas não podem ser punidas socialmente por causa da doença.

A senadora lembrou que o projeto estabelece, além de multas, detenção de um a quatro anos para quem exonerar ou demitir de seu cargo ou emprego portadores de AIDS, recusar ou dificultar inscrição dessas pessoas em escolas ou divulgar que determinado cidadão é portador do vírus HIV.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Serys critica falta de compromisso dos EUA e da China com metas de redução de poluentes Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/serys-critica-falta-de-compromisso-dos-eua-e-da-china-com-metas-de-reducao-de-poluentes/ Acesso em: 14 abr. 2024