A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) relatou nesta terça-feira (27) sua participação no Fórum Internacional de Legisladores dos países do G8 + 5, ocorrido no último final de semana em Copenhague, na Dinamarca, para discutir o impacto das mudanças climáticas no planeta.
Serys apresentou as propostas encaminhadas pela delegação brasileira – formada por ela, pelos senadores Cícero Lucena (PSDB-PB) e Renato Casagrande (PSB-ES) e pelo deputado Luciano Pizzatto (DEM-PR). Entre elas, a senadora destacou a necessidade de um esforço global para impedir que a temperatura do planeta não aumente mais do que dois graus Celsius.
Na avaliação da senadora, em relação às metas, um quadro de mudança climática pós-2012 deixa muito a desejar, especialmente da parte dos países desenvolvidos. Ela disse que a crise econômica atual não pode ser razão para que as nações posterguem ações sobre a mudança de clima.
– Políticas e investimentos dirigidos para uma economia de baixo carbono criam relativamente mais empregos do que as alternativas tradicionais da economia de alto carbono. A transformação para uma economia de baixo carbono é estrutural, de longo prazo, transcende os ciclos comerciais e constitui um desafio especialmente para os países em desenvolvimento – disse.
Fonte: Senado