Senado

Sérgio Souza pede empenho do governo na garantia dos direitos dos ‘brasiguaios’

[senador Sérgio Souza (PMDB-PR)]
Página Multimídia

O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) disse nesta terça-feira (28) que os governos do Brasil e do Paraguai precisam afinar os diálogos diplomáticos no sentido da garantia dos direitos dos mais de 350 mil brasileiros que vivem em território paraguaio.

O parlamentar comentou a audiência pública, realizada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na noite de segunda-feira (27), sobre as relações do Brasil com países vizinhos. Sérgio Souza disse que a situação dos agricultores brasileiros que possuem terra no Paraguai precisa ser solucionada sem que o impasse prejudique as relações diplomáticas bilaterais. Esses “brasiguaios” estão sofrendo com constantes ameaças de invasão a suas terras e expulsão daquele país.

Sérgio Souza disse que as relações entre Brasil e Paraguai vão muito além da hidrelétrica Itaipu Binacional e impasses sobre posse de terras. Ele lembrou que o Brasil exporta para aquele país milhões de dólares em máquinas e equipamentos agrícolas, por exemplo. As relações diplomáticas entre ambas os dois países, afirmou o senador, são históricas e não podem ser abaladas.

– O Paraguai é um país importante para o Brasil – resumiu.

Meio Ambiente

Sérgio Souza também informou que, como presidente da Comissão Mista de Mudanças Climáticas (CMMC), recebeu em audiência a comissária da União Europeia para o Clima, Connie Hedegaard. Ele relatou que a comissária apresentou suas preocupações acerca dos temas que serão debatidos na reunião Rio+20.

– Colocamos para ela que o Brasil é um país responsável, que está cuidando da sua legislação no que diz respeito às mudanças climáticas e ao meio ambiente e está construindo um Código Florestal que vai servir de exemplo para todo o planeta – disse.

Aviação

Sérgio Souza comentou ainda a audiência pública realizada pela Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) na manhã desta terça-feira sobre a aviação civil brasileira. Foram ouvidos representantes da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero, da Presidência da República e sindicatos de trabalhadores do setor.

– Dados trazidos pela Infraero causaram-me espanto – disse.

O senador informou que o número de passageiros que passaram pelos aeroportos brasileiros passou de 68 milhões em 2000 para 185 milhões em 2011.

– Em pouco mais de dez anos triplicou o número de passageiros frequentando nossos aeroportos, enquanto a qualidade do serviço, o número de aeronaves e, em especial, os nossos aeroportos pouco se modificaram de lá para cá – disse.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sérgio Souza pede empenho do governo na garantia dos direitos dos ‘brasiguaios’. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2012. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/sergio-souza-pede-empenho-do-governo-na-garantia-dos-direitos-dos-brasiguaios/ Acesso em: 27 mai. 2024