Da Redação
O senador Sérgio Souza (PMDB-PR) defendeu, nesta quarta-feira (26), o voto aberto em todas as votações do Legislativo. O senador refutou os argumentos dos parlamentares contrários ao voto aberto nas deliberações sobre vetos presidenciais e na indicação de autoridades. Ele frisou que o voto aberto amplo permite que o cidadão acompanhe o desempenho de seus representantes no Congresso, nas câmaras de vereadores e nas assembleias legislativas.
De acordo com o senador, o argumento de que os parlamentares poderiam sofrer represálias da autoridade indicada ou do Poder Executivo, no caso dos vetos, não é válido porque o cidadão não permitirá que o seu representante seja perseguido pela maneira como votou.
– Penso que o cidadão brasileiro vai estar acompanhando, passo a passo, a ação e a atitude de seu representante no Congresso Nacional e não vai permitir que aquele que recebeu um voto contrário venha a perseguir um parlamentar neste Congresso – disse.
Em relação ao voto secreto na cassação de parlamentar, Sérgio Souza disse que essa modalidade de votação deve ser eliminada com urgência. O senador lembrou que o Conselho de Ética da Câmara aprovou uma nova representação contra o deputado Natan Donadon que, condenado pelo Supremo Tribunal Federal a 13 anos de prisão, foi absolvido pelo Plenário daquela Casa e mantém o mandato, embora preso.
– Como será a postura da Câmara dos Deputados? Vai se repetir? Será diferente? Não sabemos. Mas, se o voto for aberto, não tenho nenhuma dúvida que a postura da Câmara dos Deputados será diferente, será pela cassação. Para que não venhamos a correr qualquer risco, precisamos aprovar o fim do voto secreto. – afirmou.
Sérgio Souza acrescentou que até mesmo a solução para a reforma política passa pela aprovação do voto aberto. Para ele, quanto mais exposição tiver o parlamentar das suas ações no Congresso Nacional, mais crítico será o eleitor quando do momento da escolha dos seus representantes.
– Clamo aos meus colegas que possamos assumir esse compromisso perante a sociedade brasileira: o voto aberto é necessário para que, de fato, haja transparência e venhamos a ter a tão sonhada reforma política – ressaltou.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado