Senado

Senadores discutem importância de empresa aeroespacial para a economia brasileira

O senador Lobão Filho (PMDB-MA) acaba de abrir reunião da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), destinada a discutir a importância da empresa binacional Alcântara Cyclone Space (ACS) para a economia brasileira. Participam da audiência pública o diretor-geral brasileiro da empresa, Roberto Amaral, e o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Carlos Ganem. A audiência foi requerida pelo senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), com aditamento do senador Flávio Arns (PSDB-PR).

Com atuação no setor aeroespacial, a ACS é uma empresa pública binacional de capital brasileiro e ucraniano, criada para explorar o mercado de lançamento de satélites. A empresa opera no Centro de Lançamento de Alcântara e utiliza tecnologia russo-ucraniana do foguete Tsyklon. Este foguete foi desenvolvido a partir do míssil balístico intercontinental R-36, criado como armamento em 1966 no auge da guerra fria.

Mais informações a seguir

Burocracia emperra programa aeroespacial, diz diretor da Alcântara Cyclone Space

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Senadores discutem importância de empresa aeroespacial para a economia brasileira. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/senadores-discutem-importancia-de-empresa-aeroespacial-para-a-economia-brasileira/ Acesso em: 18 jun. 2024