Senado

Senadores criticam retenção de recursos da Suframa

[Foto: Presente ao debate, Lúcia Paiva Gomes, representante do Ministério da Fazenda]

O senador Jefferson Praia (PDT-AM) voltou a condenar nesta quarta-feira (14) a retenção de recursos orçamentários federais destinados à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa). Estimativas dão conta de que somente este ano o governo reteve cerca de R$ 150 milhões.

Jefferson Praia lembrou que a Suframa atua como agência de interiorização do desenvolvimento. Tendo essa função, frisou, o órgão necessita com urgência de recursos principalmente para pesquisa e infraestutura.

– Todas as nações estão de olho na Amazônia. A região precisa de grande atenção, porque envolve o destino do próprio planeta – afirmou Jefferson Praia. As afirmações foram feitas durante audiência pública realizada pela CDR, proposta pelo próprio senador, para debater o contingenciamento de recursos para a Suframa.

Presente ao debate, Lúcia Paiva Gomes, representante do Ministério da Fazenda, explicou que a redução da arrecadação do governo federal vem gerando o contingenciamento de recursos orçamentários de vários órgãos, incluindo a Suframa. Ela informou, no entanto, que o governo está tomando medidas para buscar novas fontes de recursos.

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) observou que ano após ano os recursos da Suframa são retidos. A saída, opinou, é lutar politicamente para a liberação das verbas. O parlamentar lamentou a ausência, na reunião, de três autoridades que foram convidadas e não compareceram. São elas: o secretário do Tesouro Nacional, Arno Hugo Augustin Filho, e os secretários executivos do Ministério do Planejamento, João Bernardo de Azevedo Bringel, e do Ministério da Fazenda, Nelson Machado. Para Raupp, a presença desses convidados teria ajudado na discussão sobre a retenção de recursos da Suframa.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Senadores criticam retenção de recursos da Suframa. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/senadores-criticam-retencao-de-recursos-da-suframa/ Acesso em: 22 jun. 2024