Senado

Sarney estréia coluna eletrônica na TV Senado com análise do pré-sal

[Foto: presidente José Sarney ]

A tramitação dos projetos enviados pelo governo ao Congresso contendo as regras para a exploração do pré-sal Entenda o assunto é o tema principal da coluna eletrônica do presidente José Sarney desta sexta-feira (11) na TV Senado. Na opinião dele, a discussão desse tema no Parlamento será muito importante, não apenas para a atual geração, mas também para as futuras.

– Hoje se faz cálculos otimistas, alguns dizem que vamos chegar a 300 bilhões de barris, o que é uma coisa fantástica. Mas, não vamos ser tão otimistas, vamos chegar a uma coisa realista: que tenhamos 80 bilhões de barris, que é um calculo conservador, mas que vai transformar o Brasil – afirmou José Sarney.

Ao observar que alguns brasileiros estão lamentando a descoberta do petróleo na camada pré-sal, por suspeitarem que o país poderá gastar mais dinheiro do que o conveniente, Sarney contou a história de um tio muito pessimista. Certa ocasião, ao saber que o vizinho tinha ganhado na loteria, o tio de Sarney disse ao amigo que aquele prêmio lhe traria infelicidade. Argumentou que os parentes brigariam por dinheiro emprestado, e ele terminaria por não agradar a todos e ser considerado a ovelha negra da família.

O vizinho terminou ficando triste por ter vencido o prêmio.

Ao contrário de seu tio, Sarney disse acreditar que a nova fonte de petróleo será importante para o Brasil. Ele defende um amplo debate no Congresso sobre a regulamentação da exploração na camada pré-sal e a distribuição de suas riquezas. O outro assunto abordado pelo presidente do Senado é a alteração da lei eleitoral. Ele explicou que o assunto precisa ser votado no Senado e na Câmara dos Deputados até o final do mês para que possa vigorar na próxima eleição.

Desde a semana passada, a TV Senado transmite colunas eletrônicas dentro do noticioso Jornal do Senado. A cada segunda-feira, o espaço é ocupado por um presidente de comissão. A sexta-feira é reservada para o presidente da Casa. Cada comentário gira em torno de três minutos. O programa vai ao ar às 21 horas.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sarney estréia coluna eletrônica na TV Senado com análise do pré-sal. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/sarney-estreia-coluna-eletronica-na-tv-senado-com-analise-do-pre-sal/ Acesso em: 22 mai. 2024