" />
Senado

Sadi Cassol elogia programa de incentivo a jovens doutores Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Sadi Cassol ]
Página Multimídia

Ao narrar sua participação na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Palmas, o senador Sadi Cassol (PT-TO) apontou o programa Primeiro Emprego Tecnológico, do governo federal, como uma iniciativa positiva no sentido de inserir definitivamente o tema da ciência, da tecnologia e da inovação na agenda política brasileira.

O senador disse que, num país em que muitas prefeituras sequer contam com uma Secretaria de Ciência e Tecnologia, ainda é muito reduzido o número de cientistas. Além disso, observou, vários desses profissionais se encontram subutilizados ou ociosos.

– A classe empresarial brasileira ainda não percebeu a importância de ter nos seus quadros profissionais com esse nível de qualificação. As pesquisas aplicadas a processos produtivos são as que possibilitam retorno mais imediato, pois barateiam os custos de produção e aumentam a competitividade dos produtos nacionais nos mercados interno e externo – disse.

O programa Primeiro Emprego Tecnológico, explicou o senador, propõe uma integração de doutores com o setor produtivo brasileiro mediante a concessão de incentivos para as empresas que contratarem jovens doutores pelo período de um ano, renovável por mais um. A empresa paga 1/3 da remuneração, enquanto o governo arca com os outros 2/3.

Sadi Cassol disse ainda que, a seu ver, “o conhecimento é o bem mais valioso que uma nação pode ostentar”.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sadi Cassol elogia programa de incentivo a jovens doutores Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/sadi-cassol-elogia-programa-de-incentivo-a-jovens-doutores/ Acesso em: 14 fev. 2025