Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Sadi Cassol defende mais recursos para o Proantar Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Sadi Cassol (PT-TO)]
Página Multimídia

O senador Sadi Cassol (PT-TO) relatou visita recente que fez à Antártica, em companhia dos senadores Jefferson Praia (PDT-AM) e Osvaldo Sobrinho (PTB-MT), durante a 28ª Operação Antártida. O parlamentar comentou a consolidação da presença brasileira no “Continente Gelado” e a importância da continuidade do Programa Antártico Brasileiro (ProAntar). Para isso, defendeu a continuidade da alocação de recursos do Orçamento da União 2010.

– Quero manifestar meu integral apoio ao Proantar brasileiro, que necessita de recursos orçamentários suficientes para a formação de técnicos e cientistas – defendeu.

Sadi Cassol salientou que os navios Almirante Maximiano e Ary Rongel forneceram maiores condições para a pesquisa tecnológica e a coleta de dados da região. Ele informou ainda que essas embarcações permanecerão na região por seis meses, tendo embarcado equipamentos e material necessário no porto de Rio Grande (RS) para a realização de pesquisas oceanográficas no verão de 2010, com paradas em portos da Argentina, Chile e Uruguai.

Para o senador é importante para o Brasil manter a posição conquistada na região, como país integrante do Tratado da Antártida, ao qual aderiu em 1982. Segundo ele, assim o Brasil pode tomar parte nas principais decisões sobre os rumos a serem dados ao continente, tendo em vista sua influência sobre o clima e mares brasileiros e, particularmente, sobre as mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.

Sadi Cassol assinalou que o Proantar tem contribuído com “relevantes iniciativas” sobre as mudanças climáticas e ressaltou que o Brasil pretende assumir posição protagonista no tocante a decisões relativas ao tema.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Sadi Cassol defende mais recursos para o Proantar Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/sadi-cassol-defende-mais-recursos-para-o-proantar/ Acesso em: 26 fev. 2024