O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) informou nesta quinta-feira (10), em Plenário, ter se encontrado com o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, que teria prometido para breve o início da construção de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Porto Velho (RO) e na cidade de Mirante da Serra, também em Rondônia. Raupp disse que Temporão lhe assegurou que, até o final do ano, as unidades devem estar concluídas.
– A situação da saúde, no estado de Rondônia, é caótica – disse o senador.
O parlamentar afirmou que as unidades servirão para diminuir a sobrecarga de trabalho dos hospitais de Base e João Paulo II, ambos localizados em Porto Velho.
Indígenas
Raupp relatou também encontro mantido nesta quinta-feira com o presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Mércio Meira, para tratar de conflitos existentes nas cidades de Seringueira e São Francisco, também em Rondônia, entre índios e as cerca de três mil famílias assentadas. A situação se repete, disse o senador, em Guajaramirim, município de 25 mil quilômetros quadrados dos quais 94% são constituídos por floresta.
No primeiro caso, informou o senador, Meira afirmou estar em estudo a criação de duas novas reservas indígenas. Ele teria tranqüilizado o senador ao informar que não haverá o desalojamento das famílias lá instaladas. Já em Guajaramirim, relatou Raupp, a solução encontrada é a ampliação da reserva dos índios Pacas Novas. Da mesma forma, Meira disse que a medida será adotada de forma a não prejudicar os seringueiros que trabalham na região.
Fonte: Senado