No dia 15 de setembro, comemora-se o Dia Internacional da Democracia. Em 2007, a data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para mobilizar os estados membros na defesa desse valor. Na última segunda-feira (15), o Senado associou-se às comemorações da data, com uma sessão especial para destacar o papel fundamental do Poder Legislativo na manutenção e no aperfeiçoamento da democracia e da liberdade no Brasil.
Para celebrar a data, a Rádio Senado apresenta uma reportagem especial, com um histórico da democracia, desde as origens na Grécia até a recente aprovação das novas regras eleitorais no Brasil. O programa vai ao ar nesta sexta-feira (18), às 18h.
No fim de semana, o programa Escala Brasileira apresenta o trabalho da cantora Lúcia Menezes. Além de ter quatro CDs gravados, Lúcia teve participação em trabalhos dos músicos Belchior e Patativa do Assaré, entre outros. O repertório dela contempla diversas vertentes do samba, choro, baião, xaxado, maracatu, boiada, toada, embolada e outro ritmos. A entrevista vai ao ar no sábado (19), às 20h.
No domingo (20), o programa Brasil Regional apresenta a fusão entre música brasileira e indiana da cantora Ana Rita Simonka. O trabalho de mesclar os dois universos musicais foi possível a partir de viagens de estudo e pesquisa da cantora. O Brasil Regional vai ao ar às 20h.
O Entrevista Especial debate na segunda-feira (21), às 12h, a restrição à publicidade de alimentos não saudáveis, com altos níveis de açúcar, sal e gordura. Doze projetos sobre o assunto tramitam no Senado, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve divulgar até o fim deste ano novas regras para essas restrições. A ameaça à saúde das crianças, a posição de outros países sobre o assunto e a discussão no Senado sobre a questão são alguns dos pontos abordados no Entrevista Especial.
Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na Internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela frequência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.
Fonte: Senado