Senado

Pesquisador da Embrapa sugere mudança de índice de produtividade da terra

Na opinião do pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Eliseu Alves, manifestada em audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), os critérios definidos na Constituição para determinar os índices de produtividade rural – baseados na terra e trabalho – perderam a capacidade de explicar a produtividade total da agricultura brasileira. Segundo o pesquisador, a agricultura se sofisticou ao longo do tempo e utiliza hoje diversos outros insumos como, fertilizantes e computador, na produção.

Em sua avaliação, poderia ser construído um “índice de produção total dos fatores”, queseria calculado pela divisão da renda bruta pelo custo total. Todos que apresentarem índice abaixo de um, estariam com renda líquida negativa, e os que estiveram acima de um, teriam situação positiva.

Esse índice, explicou ele, levaria em conta todos os fatos que atuam na produção, inclusive questões ambientais. Para ele, a produtividade da terra medida pelos índices atuais não tem correlação positiva com a saúde financeira da propriedade.

Mais informações a seguir

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Pesquisador da Embrapa sugere mudança de índice de produtividade da terra. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/pesquisador-da-embrapa-sugere-mudanca-de-indice-de-produtividade-da-terra/ Acesso em: 03 dez. 2023