Senado

Paulo Paim diz que exploração sexual é nova escravidão

Da Redação

Ao registrar a celebração, na segunda-feira (23), do Dia Internacional Contra a Exploração Sexual e o Tráfico de Mulheres e Crianças, o senador Paulo Paim (PT-RS) definiu esses crimes como uma nova escravidão, envolvendo grandes lucros, extermínio da liberdade e desrespeito à condição humana. Ele sublinhou que a exploração sexual atinge principalmente os mais pobres, e que, no submundo do crime, somente o tráfico de drogas movimenta mais dinheiro.

– Temos que ampliar campanhas que desencoragem esses malfeitores a aliciar nossas jovens e crianças – afirmou, o senador, em ponunciamento nesta terça-feira (24).

O parlamentar disse que a dimensão do tráfico humano tem se ampliado a ponto de ter sido tema de novela, filmes, seriados e documentários. Ele se mostrou preocupado com a situação no Brasil, de onde – conforme estatística que apresentou – mais de 70 mil pessoas foram levadas para o exterior em esquemas de exploração sexual. Paim lembrou que muitas dessas vítimas foram ouvidas pelo Senado na comissão parlamentar de inquérito (CPI) dedicada ao tema.

– Quem acompanhou a CPI ouviu relatos e depoimentos assustadores, com detalhes absolutamente sórdidos – disse.

O senador também lamentou que o Brasil continue sendo um grande destino do turismo sexual, situação que atribuiu a uma “herança maldita” da publicidade turística.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Paulo Paim diz que exploração sexual é nova escravidão. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2013. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/paulo-paim-diz-que-exploracao-sexual-e-nova-escravidao/ Acesso em: 14 jun. 2025