Senado

Para Jorge Viana, Brasil saiu vitorioso da Copa do Mundo

Da Redação e Da Rádio Senado

O senador Jorge Viana (PT-AC) fez uma análise positiva da Copa do Mundo de 2014 e ressaltou o reconhecimento internacional da capacidade de organização do Brasil para sediar um grande evento mundial.

Em pronunciamento, nesta segunda-feira (14), o parlamentar destacou que o Brasil recebeu da Fifa a nota 9,25 no critério técnico, superior às de copas anteriores. Para Jorge Viana, esse sucesso abre caminho para as Olimpíadas de 2016, que também deve estimular o turismo no país.

– O nosso país, há seis anos, era visitado por 5 milhões de turistas. Agora são quase 10 milhões. É esse o país que nós temos que buscar, com mais emprego, com o povo podendo viver melhor – disse.

Para o senador, outro grande legado da Copa é a oportunidade para os brasileiros superarem o “complexo de vira-lata”. Ele atribuiu à imprensa nacional uma campanha contra a imagem do Brasil nos últimos dois anos e até durante o evento, ao repercutir as derrotas da seleção de forma pejorativa.

– Os articulistas, alguns políticos e uma parte da grande imprensa precisam mudar a maneira de ver, de tratar o nosso país daqui para frente – afirmou.

Jorge Viana acredita que a vitória da Alemanha por 7 x 1 contra o Brasil, o pior resultado da nossa história, vai gerar uma reflexão e uma reestruturação no futebol brasileiro, a exemplo do que fizeram os alemães.

– O desafio que temos é agora dentro das quatro linhas. E só há uma maneira: profissionalismo, apoio, investimento, associação com a educação e apoiar o desenvolvimento das talentosas brasileiras e brasileiros que são nossos atletas – concluiu.

Agência Senado

(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Para Jorge Viana, Brasil saiu vitorioso da Copa do Mundo. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/para-jorge-viana-brasil-saiu-vitorioso-da-copa-do-mundo/ Acesso em: 11 nov. 2025