Senado

Paim solicita homenagem a Nelson Mandela nos 20 anos de sua libertação

Em 11 de fevereiro de 1990, o sul-africano Nelson Mandela foi libertado após 27 anos de prisão. Para celebrar os 20 anos de sua libertação, o senador Paulo Paim (PT-RS) apresentou nesta quinta-feira (11) um requerimento de voto de aplauso a Mandela, um dos principais líderes do movimento contra o apartheid – regime de segregação racial que vigorou na África do Sul até meados da década passada.

No requerimento, que foi lido em Plenário pelo senador Mão Santa (PSC-PI), Paim lembra que, quatro anos após sair da prisão, Mandela tornou-se presidente na primeira eleição em que os negros puderam votar. O senador ressaltou que o governo de Mandela “ajudou a enraizar a democracia na África do Sul, em um continente onde os políticos, em geral, mantêm-se no poder por meio de fraudes e violência”.

Paim acrescentou que Mandela é “adorado em seu país devido à sua atuação em prol da reconciliação racial, com a qual garantiu uma transição pacífica, evitando a ocorrência de períodos de caos e destruição, como os das guerras anticoloniais no continente”. E declarou ainda que o ex-presidente sul-africano “é o maior líder vivo na defesa dos direitos humanos e uma referência eterna para todos”.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Paim solicita homenagem a Nelson Mandela nos 20 anos de sua libertação. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/paim-solicita-homenagem-a-nelson-mandela-nos-20-anos-de-sua-libertacao/ Acesso em: 18 jun. 2024