Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Paim lamenta calamidade causada pelas chuvas no RS Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Paulo Paim ]
Página Multimídia

O senador Paulo Paim (PT-RS) lamentou nesta terça-feira (1º) que 98 municípios do Rio Grande do Sul já tenham declarado estado de emergência devido às fortes chuvas e ventos que assolam o estado desde o dia 13 de novembro. Segundo o senador, já foram contabilizados 10 mortos, cinco mil desabrigados e 60 mil habitantes sem luz.

Ele disse que essa é a maior temporada de chuva no estado em 100 anos, com ventos de até 120 km/hora. Paim agradeceu a rápida resposta da ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, que liberou R$ 162 milhões para iniciar a recuperação do estado.

Partidos

Paim também elogiou o ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberlândia Zaire Rezende, quefaz críticas duras ao seu partido, mas optou por ficar no PMDB. Paim disse que respeita quem, mesmo discordando, permanece no partido e tenta fazer mudanças internamente, bem como quem entende que é preciso sair.

– É o caso do senador [Pedro] Simon, que [PMDB-RS] e o meu, no PT – afirmou Paim.

Aplauso

O senador também encaminhou requerimento para um voto de aplauso ao ex-deputado federal Florenciano Paixão (PDT-RS), pelo transcurso dos seus 90 anos de idade, no último domingo (29), em Porto Alegre. Paim assinalou que Florenciano foi o autor, em 1963, da lei federal que implementou o 13º salário e que foi sancionada por João Goulart.

Paim ainda relatou que o Centro de Professores do Estado do Rio Grande do Sul juntamente com o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais e entidades da área de segurança pública, fizeram um ato público unificado que reuniu mais de duas mil pessoas em frente ao Palácio Piratini, em Porto Alegre. O objetivo da manifestação era pedir a retirada de projetos na Assembléia Legislativa que extinguem benefícios da categoria. Paim também pediu à governadora Yeda Crusius que retire os projetos e abra processo de negociação.

O senador Paulo Paim recebeu apartes dos senadores Augusto Botelho (PT-RR), Sadi Cassol (PT-TO), Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) e Eduardo Suplicy (PT-SP).

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Paim lamenta calamidade causada pelas chuvas no RS Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/paim-lamenta-calamidade-causada-pelas-chuvas-no-rs/ Acesso em: 29 fev. 2024