Ao fazer seu primeiro discurso do ano no Plenário, o senador Paulo Paim (PT-RS) relatou o recente encontro com uma jovem deficiente de 14 anos – que não ouve, não enxerga nem se movimenta – quando visitava o litoral norte do Rio Grande do Sul. Em seguida, criticou a demora da Câmara dos Deputados para votar o projeto de lei que institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência.
Segundo ele, esse projeto, já aprovado no Senado e que tramita na Câmara como PL 3.638/00), pode beneficiar entre 26 e 28 milhões de pessoas.
– Por que não avançamos nas políticas públicas para as pessoas com deficiência? – questionou.
Sobre o encontro que teve com a jovem Amanda, disse:
– Ficará para sempre gravado no meu coração, na minha alma e na minha mente.
O senador contou que estava saindo de uma banca de produtos coloniais quando foi convidado para conhecê-la pela mãe da jovem – que teve o cérebro afetado por um vírus. Ao reiterar que o encontro o comoveu, Paim disse que tinha a impressão que Amanda o via e ouvia, “com os olhos brilhando”.
– Foi o melhor presente que recebi em minha vida. Ela fará 15 anos em junho. E estarei lá para abraçá-la – disse o parlamentar.
Aerus
Durante o discurso, o senador voltou a alertar para a situação dos aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus, que, após a quebra da Varig, não recebem o que deveriam. De acordo com ele, o problema afeta mais de 17 mil famílias.
– Essa situação, que é dramática e requer urgência, arrasta-se desde 2006 – ressaltou.
Paim disse ainda que “muitas dessas pessoas vivem à míngua com a aposentadoria da Previdência, já que a Aerus não paga o que deveria”.
Fonte: Senado