O diretor-geral do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, desistiu nesta quarta-feira (9) de ser empossado no lugar do senador Jayme Campos (DEM-MT), que entrou de licença por um período de 120 dias. O cargo foi assumido pelo segundo suplente, o ex-deputado federal por dois mandatos e secretário de governo da Prefeitura de Cuiabá, Osvaldo Sobrinho.
A renúncia definitiva de Pagot à primeira suplência foi comunicada em carta lida em Plenário pelo 3º secretário da Mesa, senador Mão Santa (PMDB-PI). Em seguida, o presidente do Senado, José Sarney, convidou os senadores Romeu Tuma (SP) e Gim Argello (DF), ambos do PTB, a conduzirem Osvaldo Sobrinho à Mesa para a prestação do juramento regimental.
O senador Mário Couto (PSDB-PA), é um dos maiores críticos de Pagot no Senado. Em 7 de abril de 2009, ele voltou a pedir a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar supostas irregularidades no Dnit. Em 27 de maio, o senador anunciou que já havia conseguido 29 assinaturas de apoio a um novo requerimento de criação da comissão. O primeiro requerimento, de 2007, foi arquivado pela Mesa do Senado no final de março porque quatro dos 30 senadores que o apoiavam retiraram suas assinaturas à última hora, restando um número abaixo do mínimo necessário, que é 27.
No último dia 7 de julho, o líder do PSDB, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) anunciou que abria mão da relatoria da CPI das Organizações Não-Governamentais (ONGs) e dissolvia a CPI do Dnit, condições postas pela base governista para pactuar um entendimento que permitisse a instalação da CPI da Petrobras.
Fonte: Senado