Senado

Osvaldo Sobrinho apoia professores do Mato Grosso na luta por promoção profissional

[Foto: senador Osvaldo Sobrinho ]

O senador Osvaldo Sobrinho (PTB-MT) anunciou nesta quinta-feira (17) apoio aos professores das escolas estaduais e municipais do Mato Grosso em suas reivindicações pela promoção profissional, pela garantia do piso salarial de R$ 950 para a categoria e pela qualidade do ensino.

– O professor é quem faz com que as gerações avancem. Mas, no entanto, ele mesmo fica parado, porque não tem as condições necessárias para avançar – disse Sobrinho.

O representante pelo Mato Grosso avalia que em geral o país não estimula o professor a ter um bom desempenho em sala de aula, por meio de reciclagem profissional. Responsabilizou as universidades brasileiras por não oferecerem cursos de capacitação para esses profissionais, seja de pós-graduação, mestrado e doutorado, em quantidade e qualidade suficientes para atender a demanda.

De acordo com Sobrinho, essa é a razão de muitos professores buscarem países como Argentina, Paraguai, Cuba, Espanha, Portugal, entre outros, para obterem a qualificação desejada, sendo que alguns desses países têm, avalia, menos condições econômicas que o Brasil e, no entanto, investem mais em educação. Ele comentou também o esforço feito por países como Japão e Alemanha no pós-guerra, que conseguiram se recuperar em grande parte graças aos esforços educacionais empreendidos.

– Nenhum país do mundo, por mais que tenha riquezas naturais, poços de petróleo ou jazidas de qualquer tipo de minério, conseguiu o desenvolvimento senão através do processo educacional – insistiu.

Osvaldo Sobrinho criticou também a dificuldade encontrada por muitos brasileiros graduados no exterior para validar seus cursos no Brasil, apesar de as especializações em outros países serem de boa qualidade.

Ele citou o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) como exemplo des luta pela melhoria da educação no país, inclusive quando candidato à Presidência da República. Fez referência também a discurso do presidente norte-americano Barack Obama, no dia 08 deste mês, na Escola Wakefield, em Arlington, estado da Virgínia, com intuito de estimular os estudantes a prosseguirem em seus esforços em busca de conhecimento.  

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Osvaldo Sobrinho apoia professores do Mato Grosso na luta por promoção profissional. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/osvaldo-sobrinho-apoia-professores-do-mato-grosso-na-luta-por-promocao-profissional/ Acesso em: 13 abr. 2024