Senado

Meirelles anuncia nova metodologia para cálculo de spreads bancários

[Foto: presidente do Banco Central, Henrique Meirelles]

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, revelou nesta quinta-feira que a instituição deve divulgar nas próximas semanas nova metodologia de cálculo dos spreads bancários, como se denomina a diferença entre a taxa de captação e os juros cobrados nos empréstimos. Após audiência realizada em conjunto por comissões técnicas do Senado e da Câmara dos Deputados, ele disse aos jornalistas que a medida vai permitir que a população, os consumidores e órgãos reguladores tenham uma melhor compreensão da composição dos custos das taxas de juros, num ganho de transparência que deve contribuir para aumentar a competitividade no setor bancário.  

– É um aperfeiçoamento nos mecanismos de aferição e de cálculo dos spreads para permitir a todos olharem esse assunto e cobrarem das respectivas instituições, que passarão, portanto, a ter uma divulgação cada vez mais transparente – afirmou.  

Na mesma linha de transparência, Meirelles disse que o BC quer também divulgar os spreads do crédito direcionado, o dinheiro que os bancos captam e devem direcionar obrigatoriamente ao financiamento habitacional e na agricultura. As operações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) são também incluídas no crédito direcionado. Como essas linhas de crédito são oferecidas a taxas menores, há quem sustente que elas são onerosas ao conjunto dos tomadores de empréstimo, já que as instituições acabam aumentando as taxas de outras operações para manter suas expectativas de rentabilidade.

Mais informações a seguir

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Meirelles anuncia nova metodologia para cálculo de spreads bancários. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/meirelles-anuncia-nova-metodologia-para-calculo-de-spreads-bancarios/ Acesso em: 24 abr. 2025