Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Mão Santa atribui a ‘aloprados’ posição de Lula contra TCU Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Mão Santa (PSC-PI)]
Página Multimídia

O senador Mão Santa (PSC-PI) pediu nesta quinta-feira (11) ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que encerre “a campanha contra o Tribunal de Contas da União (TCU)”. Ele disse que o presidente é “boa gente”, mas “está cercado de aloprados por todos os lados”, o que o leva a “passar por cima” de recomendações do TCU. O senador criticou o veto presidencial que possibilitará o repasse de recursos públicos a obras da Petrobras consideradas irregulares pelo tribunal.

Mão Santa ressaltou o papel do TCU no controle e fiscalização das contas públicas, lembrando que a criação da corte de contas decorreu de uma proposta de Rui Barbosa quando era senador. Observou que Lula deveria refletir no que pregava o teórico da administração Henry Fayol, que no início do século 20 já considerava o controle uma das cinco funções do administrador dentro de uma organização. E o controle, disse, é o papel que o Tribunal de Contas exerce.

O senador disse que é nas obras que se encontram “as safadezas” e afirmou que o então ministro do TCU Marcos Villaça constatou que um empreendimento do governo orçado inicialmente em R$ 95 milhões terminou em R$ 1,8 bilhão. Ele se referia a gastos do governo federal com os jogos panamericanos de 2007, que, conforme relatório do TCU, foram 18 vezes maiores que o previsto.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Mão Santa atribui a ‘aloprados’ posição de Lula contra TCU Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/mao-santa-atribui-a-aloprados-posicao-de-lula-contra-tcu/ Acesso em: 22 jun. 2024