Da Redação
Os 39 anos de criação da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) foram lembrados em Plenário, nesta quinta-feira (26), pela senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO). Prestes a entrar no mercado internacional, a instituição teria como principais desafios na atualidade – segundo ressaltou – a expansão da demanda mundial por alimentos e agroenergia.
– Quando olhamos a dimensão desses dois grandes desafios vemos que cresce a importância do Brasil como produtor e fornecedor de alimentos, de agroenergia e de matérias-primas agrícolas para o mercado internacional – comentou Lúcia Vânia.
No momento, essa entidade de pesquisa se prepara para o lançamento da Embrapa Internacional, braço da empresa que irá atuar fora do território nacional. De acordo com Lúcia Vânia, a Embrapa executa, hoje, 65% dos projetos da Agência Brasileira de Cooperação na área de agricultura tropical.
Ao fazer essa retrospectiva sobre a atuação da empresa, Lúcia Vânia se disse convencida de que continuam a ser cumpridas as quatro diretrizes que nortearam sua criação: garantir o abastecimento de alimentos nas cidades; ajudar a levar o desenvolvimento ao interior do país; preservar nossa base de recursos naturais; criar excedentes para a exportação.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado