Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

José Nery pede que governo não extradite Cesare Battisti Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador José Nery (PSOL-PA) ]
Página Multimídia

O senador José Nery (PSOL-PA) subiu à tribuna nesta terça-feira (24) para pedir ao governo brasileiro que não extradite o italiano Cesare Battisti. Para o líder do PSOL, a posição do Supremo Tribunal Federal (STF), de deixar a decisão sobre a extradição para o presidente da República, “respeita os princípios constitucionais e as leis brasileiras sobre asilo político”.

– Aguardamos com firme convicção que o governo brasileiro garanta os direitos de refugiado a Cesare Battisti, que foi vítima de um processo ilegal – disse o senador.

Segundo José Nery, quem pôde analisar o processo “conhece as ilegalidades que foram ali cometidas para tentar a qualquer custo condenar um ativista que, naqueles anos de chumbo, atuou para dar sentido à luta daqueles que queriam um governo e um Estado voltado para os interesses da maioria do povo italiano”.

Na opinião do senador, caso o governo brasileiro decida pela extradição, as consequências “serão gravíssimas”, pois a decisão representaria uma mudança na tradição brasileira de respeitar suas leis.

Bombeiros

Em seu pronunciamento, o líder do PSOL ainda parabenizou o Corpo de Bombeiros do Pará pelos seus 127 anos de criação. Lembrou especialmente “os soldados, oficiais, homens e mulheres que se dedicam cotidianamente à promoção da segurança da população paraense e à prevenção e o combate a incêndios”.

Nery aproveitou para pedir aumento do efetivo da corporação, que, atualmente, conta com 3.200 militares.

– Espero que o governo amplie o contingente da corporação e ofereça condições mais dignas para o desempenho de suas atividades – disse.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. José Nery pede que governo não extradite Cesare Battisti Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/jose-nery-pede-que-governo-nao-extradite-cesare-battisti/ Acesso em: 02 mar. 2024