Senado

Jornalista lança livro sobre mídias do Senado

[Foto:]

O jornalista Francisco Sant’Anna lançou nesta quarta-feira (16), na Livraria do Senado, o livro Mídia das Fontes- Um novo ator no cenário jornalístico brasileiro – Um olhar sobre a ação midiática do Senado Federal. Resultado de tese de doutorado defendida na França, em 2007, a publicação analisa o surgimento desenfreado, no Brasil, de meios de comunicação de massa mantidos e operacionalizados por movimentos sociais, organizações corporativas e instituições do Poder Público, denominados pelo autor como mídia das fontes.

– As mídias das fontes têm a capacidade de se comunicar com a opinião pública sem a intermediação da imprensa tradicional. Hoje, no Brasil, elas são disseminadas em todas as instâncias: das rádios comunitárias do MST [Movimentos dos Rurais Sem Terra) à Rádio Verde Oliva do Exército, das emissoras de rádio e TV da Justiça Federal às rádios das favelas – explicou Sant’Anna.

Francisco Sant’Anna disse que o foco principal do livro são os veículos de comunicação do Senado – rádio, TV, jornal e agência – analisados sob a ótica da gestão, dos valores jornalísticos, dos paradigmas editoriais e dos reflexos sobre o trabalho da imprensa tradicional e seus profissionais.

No lançamento do livro, Francisco Sant’Anna, jornalista concursado do Senado, agradeceu o apoio da instituição, responsável pela edição do livro. Ele sugeriu que a Casa tenha um programa para viabilizar a edição de teses e estudos de servidores que se relacionassem, principalmente, com o processo legislativo.

Presente no lançamento da obra, o 1º secretário do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), ressaltou que o lançamento do livro é uma espécie de resposta àqueles que criticam o investimento do Senado na competência e na formação de seus servidores.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Jornalista lança livro sobre mídias do Senado. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/jornalista-lanca-livro-sobre-midias-do-senado-2/ Acesso em: 19 abr. 2024