Da Redação
O senador Jorge Viana (PT-AC) registrou o Dia Nacional de Portugal, comemorado nesta segunda-feira (10), data da morte do escritor e herói nacional Luís de Camões. Ele aproveitou a data para pedir a aproximação entre os dois países. Segundo o senador, devido à relação histórica, o Brasil precisa ajudar Portugal a superar a crise econômica que enfrenta atualmente.
– Nesta data nacional de Portugal, acho importante que o Brasil possa, através da nossa presidenta, ainda hoje, firmar cooperação, aproximando a relação nossa com Portugal e, de alguma maneira, colaborando para que haja cooperações na área econômica que possam, de algum jeito, ajudar Portugal a enfrentar esse desafio – destacou.
Jorge Viana explicou que Portugal enfrenta um alarmante índice de desemprego, números preocupantes em relação ao crescimento econômico e também corte de conquistas sociais. Ele ressaltou a importância da ida da presidente Dilma Rousseff e do presidente do Senado, Renan Calheiros, ao país para estimular um ambiente de negócios entre as duas nações.
– Fica aqui a expectativa de que o presidente Renan e a presidenta Dilma possam trazer dessa viagem internacional que fizeram algumas propostas que, implementadas, possam ajudar a sermos solidários com o povo português que precisa, mais do que nunca, de uma ação concreta, objetiva, da nação brasileira – disse.
O senador registrou que, na condição de presidente em exercício do Senado, participaria, ainda nesta segunda-feira (10), de recepção na Embaixada de Portugal em Brasília destinada a comemorar a data.
– Como parte desse entendimento de fazer deste ano o ano de Portugal no Brasil e o ano do Brasil em Portugal, são inúmeras as atividades desenvolvidas tanto lá quanto aqui, no sentido de procurar estreitar mais a relação entre os nossos povos – observou.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado