O ministro da Pesca e Aqüicultura, Altemir Gregolin, agradeceu, na manhã desta terça-feira (06), o empenho do presidente do Senado, José Sarney, na aprovação de projeto de lei que transformou a Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca em ministério. O ministro vinha lutando por essa mudança alegando que a produção brasileira atual de 1 milhão de toneladas de pescado poderia saltar para 20 milhões se a estrutura jurídica da antiga secretaria fosse elevada a ministério.
– Vim hoje agradecer o que o presidente Sarney fez. Ele acompanhou nossa luta, se empenhou, destinou o projeto à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e garantiu que a matéria fosse aprovada com agilidade.
Na mesma audiência, Altemir Gregolin apresentou a Sarney um vídeo exibindo a situação da pesca e da aqüicultura (criação de animais aquáticos) no Amapá. Ali, o ministro explicou os programas e ações desenvolvidos por seu ministério no estado.
– Com o vídeo tivemos o objetivo de sugerir possíveis investimentos com apoio do presidente e da bancada do Amapá. Nós discutimos inclusive a possibilidade de a bancada do Amapá fazer uma emenda para compra de equipamentos para pesca e aqüicultura naquele estado.
De acordo com Gregolin, a produção de 20 mil toneladas de pescados registrada pelo Amapá pode também ter um salto, em razão do potencial do estado. Contribuirá para isso, conforme explicou, o terminal pesqueiro da cidade de Santana, que será inaugurado em breve e que consiste num investimento de R$3 milhões.
Fonte: Senado