Senado

Exposição ‘Artistas Brasileiros’ será na segunda quinzena de novembro

[Foto:]

Nilo de Brito Firmeza nasceu em Fortaleza, no Ceará, em 1919. Pintor, ilustrador e crítico de arte, ele é um dos mais de 50 artistas plásticos que participarão da quinta edição da Exposição Artistas Brasileiros (Novos Talentos – Pinturas), uma realização conjunta da Secretaria de Relações Públicas, do Programa Senado Cultural e da Comissão Especial Curadoria de Artes Plásticas do Senado. A mostra será realizada no período de 16 de novembro a 4 de dezembro, no Salão Branco do Palácio do Congresso.

Aos 90 anos, Nilo Firmeza é conhecido no mundo da arte como Estrigas. Ele carrega esse apelido desde os tempos em que estudou no Colégio Estadual Liceu do Ceará, em Fortaleza. Formado em odontologia, nos anos 1950 participou de diversos cursos de pintura e desenho na Sociedade Cearense de Artes Plásticas.

Em 1969 Estrigas fundou o Mini-Museu Firmeza, no município de Mandubim, em um sítio onde mora, próximo à Fortaleza. Lá ele reúne desenhos, pinturas, gravuras, esculturas, objetos e fotografias não apenas dele, mas também de outros artistas cearenses. O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) é o responsável pela indicação de Estrigas para participar da Exposição Artistas Brasileiros 2009.

Cada senador foi convidado a indicar uma obra de um artista em atividade que ainda não foi amplamente consagrado no território brasileiro. Artistas incluídos nas edições anteriores da Exposição Artistas Brasileiros não puderam participar da versão 2009, como uma forma de dar oportunidade a novos talentos. Nenhuma obra poderá ser comercializada durante o período em que durar a mostra.

Outro que participará da exposição é o acreano Wennedy da Silva Filgueira. Apesar de ter apenas 18 anos de idade, ele é considerado um artista que domina a pintura hiper-realista. O senador Tião Viana (PT-AC) foi quem o indicou para participar da Exposição Artistas Brasileiros. Uma de suas temáticas preferidas é a expressão dos refugiados africanos. Wennedy Filgueira gosta de closes, em que pode trabalhar os detalhes.

Pintando há apenas cinco anos, seu primeiro trabalho foi uma paisagem amazônica. A obra foi apresentada em uma feira cultural da Escola Luis de Carvalho Fontenelle, onde estudava. Desde criança ele já desenhava: gostava de reproduzir personagens de histórias em quadrinhos. Depois dessa feira cultural, foi convidado a participar de um curso básico de desenho e pintura.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Exposição ‘Artistas Brasileiros’ será na segunda quinzena de novembro. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/exposicao-artistas-brasileiros-sera-na-segunda-quinzena-de-novembro/ Acesso em: 13 jun. 2024