Senado

Cubana publicou requerimento de Demostenes e discurso de Suplicy em seu ‘blog’

A escritora cubana Yoani Sánchez publicou em seu blog nota mencionando suas dúvidas quanto à possibilidade de vir ao Brasil este mês para o lançamento do seu livro De Cuba com Carinho (Editora Contexto). Na postagem, Yoani fala do convite que recebeu da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) para uma audiência pública e oferece aos leitores a possibilidade de ler o requerimento relativo ao convite apresentado pelo presidente da comissão, senador Demóstenes Torres (DEM-GO).

Yoani também fornece acesso a discurso pronunciado no dia 21 de setembro pelo senador Eduardo Suplicy (PT-SP). O parlamentar, ao mesmo tempo em que cobra dos Estados Unidos o fim do embargo econômico a Cuba e às barreiras ao fluxo de cidadãos entre o país e a ilha, sugere que o governo cubano seja mais flexível em relação às viagens de cidadãos ao exterior.

“Será muito importante que haja um processo de abertura cada vez mais significativo em Cuba”, defendeu Suplicy, que falou sobre o andamento de acordos entre o Brasil e aquele país capazes de gerar uma política migratória mais amena.

No discurso, Suplicy relata, ainda, encontro que teve com o embaixador de Cuba no Brasil, Alejandro Diaz Palácios, e Jaime Pinsky, diretor da Contexto, durante o qual foi apresentado o convite da editora para a vinda de Yoani em outubro.

Chico Buarque

Segundo Suplicy, em seu blog, a escritora ressalta o desejo de que haja maior liberdade de expressão em Cuba. E, para ilustrar sua posição, Yoani descreve encontro com Pablo Milanês, cantor e compositor cubano amigo de Chico Buarque, muito apreciado no Brasil, onde esteve diversas vezes. A escritora disse ter se surpreendido com algumas observações de Milanês, que, ao invés de enaltecer tudo o que vê em Cuba, “tem um espírito crítico”. O cantor teria dito: “Estamos paralisados em todos os sentidos, fazemos planos para um futuro que nunca acaba de chegar”.

Conforme Suplicy, o embaixador orientou a editora que desse entrada “normalmente” ao convite à escritora, no Consulado de Cuba em São Paulo, o que foi feito. “A autorização do governo cubano para que Yoani Sánchez venha ao Brasil será um sinal muito positivo. Houve época em que muitos de nossos escritores e artistas, inclusive Chico Buarque, visitavam Cuba, quando não havia completa liberdade de expressão no Brasil, e, quando lá, diziam tudo o que pensavam”, observou o senador.

E acrescentou: “Gostaria que as autoridades do governo cubano concedessem a autorização para que essa escritora visite o Brasil para o lançamento do seu livro. Mesmo que ela, em seus escritos, formule críticas a alguns aspectos da vida cubana. Isso poderá suscitar debates, reflexões, mas de uma maneira saudável”.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Cubana publicou requerimento de Demostenes e discurso de Suplicy em seu ‘blog’. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/cubana-publicou-requerimento-de-demostenes-e-discurso-de-suplicy-em-seu-blog/ Acesso em: 14 jun. 2024