Senado

Corregedoria avaliará pernoite de manifestantes no gabinete de Suplicy

[Foto: Mesa Diretora ]

O 1º secretário do Senado, senador Heráclito Fortes (DEM-PI), informou que será encaminhado para análise da Corregedoria do Senado o fato de o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) ter permitido que 15 manifestantes pernoitassem em seu gabinete em uma noite da última semana. A decisão foi tomada por unanimidade na reunião da Mesa Diretora desta quinta-feira (17).

Heráclito contou ter sido informado do fato pela Polícia do Senado. De acordo com o 1º secretário, Suplicy confirmou o ocorrido e justificou-se dizendo que apenas quis oferecer acesso ao banheiro para 15 cidadãos que teriam vindo participar de uma manifestação no Supremo Tribunal Federal (STF) na noite anterior ao julgamento da extradição do italiano Césare Battisti.

– Foi uma entrada fora do expediente. Comuniquei a Mesa que decidiu encaminhar o caso à Corregedoria. Não é um fato grave, mas é um precedente perigoso. É preciso criar critérios, normas, para situações como essa- disse.

Heráclito informou também que obras de reforma estrutural do Plenário deverão ser feitas em dezembro, durante o recesso parlamentar. O senador disse ainda que apresentará um projeto de lei com novas propostas de mudanças na lei eleitoral para valerem a partir de 2014.

Para o senador, quando as alterações nas leis são feitas com pressa, como ocorreu na mais recente reforma eleitoral, as mudanças são decididas por base apenas em fatos recentes, de acordo com o interesse imediato de parlamentares. Heráclito não quis comentar a decisão da Câmara dos Deputados de não acatar a maioria das alterações feitas pelo Senado ao PLC 141/09, que tratou do tema, aprovado pelo Plenário daquela Casa na noite de quarta-feira (16).

– É uma decisão da Câmara, temos que respeitar – disse.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Corregedoria avaliará pernoite de manifestantes no gabinete de Suplicy. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/corregedoria-avaliara-pernoite-de-manifestantes-no-gabinete-de-suplicy/ Acesso em: 19 abr. 2024