Senado

Comissão realizará ciclo de debates sobre recursos humanos

[Foto:]

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) vai realizar ao longo desse primeiro semestre ciclo de debates sobre Recursos Humanos para Inovação e Competitividade. O objetivo das 14 audiências públicas que a comissão pretende realizar entre os dias 1º de março e 7 de junho, é, segundo o presidente do colegiado, senador Fernando Collor (PTB-AL), levantar informações sobre a atual situação do país quanto à formação e capacitação de mão de obra necessária para o desenvolvimento, gerenciamento e execução das obras de infraestrutura necessárias e previstas para acontecerem nos próximos cinco anos.

De acordo com o requerimento aprovado na reunião da CI desta quinta-feira (4), as audiências, que ocorrerão dentro da programação Agenda Desafio 2009-2015, objetivam também apresentar soluções que levem à formação e capacitação rápida e efetiva de recursos humanos necessários para atender as necessidades brasileiras nesse período.

Para Collor, esse ciclo de debates é uma homenagem que a CI prestará à juventude brasileira.

– Vamos colocar na mesa representantes da iniciativa privada, do mundo acadêmico e do poder público para que então possamos, de alguma forma, evitar esse descompasso que existe entre os profissionais que saem anualmente das universidades e as necessidades do mercado – explicou Collor aos demais membros da comissão.

Delcídio Amaral (PT-MS) observou que o Brasil está crescendo e se desenvolvendo em várias frentes que estão levando o país a uma carência em desenvolvimento de recursos humanos.

Turismo

A realização do ciclo de debates foi elogiada por vários senadores. Após Fernando Collor apresentar o tema de cada uma das 14 audiências, com a lista de convidados para debater os respectivos assuntos, alguns parlamentares estranharam o fato de o turismo não ter sido enquadrado em nenhuma audiência.

Gilberto Goellner (DEM-MT) foi o primeiro a pedir a inclusão da área de turismo nos debates, alegando ser um mercado de trabalho importante para o país. A mesma opinião tem a senadora Rosalba Ciarlini (DEM-RN), para quem uma boainfraestrutura na área do turismo é fundamental para que o país tenha um plano atrativo de captação de “investimentos na área de hotelaria, com o objetivo de potencializar toda a vocação natural que temos para o turismo”, explicou a senadora pelo Rio Grande do Norte.

Jayme Campos (DEM-MT) lembrou que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e as Olimpíadas de 2016 e que, para atender adequadamente as necessidades dos eventos, o país precisa investir RS 120 bilhões nos próximos quatro anos. Já Adelmir Santana (DEM-DF) assinalou que os aeroportos brasileiros também são deficientes para atender as atuais demandas nacionais e internacionais.

Eliseu Resende (DEM-MG), vice-presidente da CI, lembrou que vários metrôs brasileiros estão praticamente parados em todo o país, por falta de investimentos.

– O Brasil vai enfrentar problemas para atender as necessidades nacionais. Talvez tenhamos nessas audiências representantes das principais capitais, para entender realmente o enfrentamento deste enorme desafio – sugeriu o parlamentar por Minas Gerais. Valdir Raupp (PMDB-RO), que esteve na China recentemente, relatou que aquele país é, hoje, o maior especialista mundial na área ferroviária e tem interesse em desenvolver projetos para o Brasil.

Já Wellington Salgado (PMDB-MG) sugeriu incluir na lista de convidados para as audiências representantes da Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior para “sentir se há sintonia da iniciativa privada com o MEC (Ministério da Educação) que autoriza esses cursos (universitários)”.

Valéria Castanho / Agência Senado

Audiências ocorrerão sempre às segundas-feiras

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Comissão realizará ciclo de debates sobre recursos humanos. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2010. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/comissao-realizara-ciclo-de-debates-sobre-recursos-humanos/ Acesso em: 22 jun. 2024