Senado

CAS aprova exigência de estoques de vacinas em hospitais

[Foto: ]

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) aprovou, em reunião nesta quarta-feira (14), proposta da senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) que torna obrigatória a manutenção, em hospitais, de estoques de vacinas antitetânica e anti-rábica, bem como dos respectivos soros antiofídicos e imunoglobinas.

Ao defender a aprovação do PLS 667/2007, Marisa Serrano relatou um episódio de mordida de cobra na cidade turística de Bonito, no Mato Grosso do Sul, quando não havia soro à disposição, nem na cidade nem na região, tendo o acidentado sido obrigado a se locomover até a capital, Campo Grande (MS) para ser atendido, com grave risco à sua saúde.

A senadora disse ser inadmissível aceitar que cidades dotadas de um hospital não disponham de material imunológico para atender a emergências como picadas de cobra e de outros animais, bem como de prevenção de tétano ou raiva.

Em seu parecer, o relator Adelmir Santana (DEM-DF) apresentou emenda para limitar a exigência de manter estoques a hospitais públicos e privados que realizem atendimentos de urgência ou de emergência. A matéria foi aprovada em decisão terminativa e segue para a Câmara dos Deputados.

A CAS aprovou, também, proposta do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) para instituir a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose, com a finalidade de estimular ações educativas e preventivas, bem como difundir os avanços técnico-científicos relacionados com a doença. A matéria segue para votação na Comissão de Educação (CE).

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. CAS aprova exigência de estoques de vacinas em hospitais. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/cas-aprova-exigencia-de-estoques-de-vacinas-em-hospitais/ Acesso em: 22 jun. 2024