Senado

Boa escola depende da qualidade da direção e de empenho da comunidade

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte debate a gestão escolar e a certificação de diretores de escolas. Na opinião do presidente da CE, senador Flávio Arns (PSDB-PR), a boa escola depende de um bom diretor. Essa visão é compartilhada pelo Secretário de Educação do Distrito Federal, José Luiz Valente. Para ele, “uma boa escola tem uma boa equipe de direção, mas também a participação da comunidade”, que deve se sentir “dona” das escolas, para evitar, por exemplo, atos de violência. A premiação aos bons professores e às instituições também é importante, diz. No Distrito Federal, a escolha do grupo gestor também passa pela aprovação de funcionários da escola e de pais de alunos.

Liege Brusius, representante da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), afirmou também que é fundamental a preparação do professor que assume uma função de gestor, porque “o nível de responsabilidade é alto” para garantir melhorias, por exemplo, no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e para diminuir os índices de violência nas escolas, entre outros pontos.

Também participa da reunião Edvania Rodrigues, Coordenadora de Gestão e Avaliação da Secretaria Estadual de Educação de Goiás, que explica o plano de metas e planejamento para os professores da rede goiana.

Mais informações a seguir

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Boa escola depende da qualidade da direção e de empenho da comunidade. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/boa-escola-depende-da-qualidade-da-direcao-e-de-empenho-da-comunidade-2/ Acesso em: 18 jun. 2024