Senado

Arthur Virgílio alerta para efeitos do aquecimento global na Amazônia

[Foto: senador Arthur Virgílio ]

A poucos dias da Conferência do Clima ( COP 15Entenda o assunto) em Copenhague, na Dinamarca, o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) alertou, em discurso em Plenário nesta quarta-feira (2), para os efeitos das mudanças climáticas no Brasil.

O senador citou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo, publicada em novembro, que aponta as possíveis perdas do Brasil em razão do aquecimento global. O estudo citado pelo jornal aponta para os riscos de o Rio Amazonas sofrer uma redução de 30% em sua vazão, até 2100, e de outras regiões do Brasil também sofrerem com as mudanças do clima durante esse período.

Arthur Virgílio relatou casos recentes no Amazonas de leitos de rios secos e de escassez de água potável que estão acarretando problemas sociais e econômicos na região. O senador lembrou que, embora esses problemas pareçam distantes no tempo, é necessária atenção imediata a eles por parte do governo.

– Queira Deus que, no amanhã, a visão da Amazônia e seu hoje fantástico potencial não fiquem resumidos a imagens fotográficas, como mera lembrança de um tempo em que não se agiu como seria necessário – desabafou.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Arthur Virgílio alerta para efeitos do aquecimento global na Amazônia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/arthur-virgilio-alerta-para-efeitos-do-aquecimento-global-na-amazonia/ Acesso em: 25 fev. 2024