Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Antonio Carlos Júnior homenageia Orlando Gomes Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA)]
Página Multimídia

O senador Antonio Carlos Junior (DEM-BA) anunciou nesta terça-feira (1º) que no próximo dia 7 os baianos comemorarão, com uma série de eventos, o centenário de nascimento de “um dos gênios do Direito brasileiro”, Orlando Gomes dos Santos. O senador assinalou que, juntamente com Rui Barbosa, Orlando Gomes levou a Bahia a figurar “como um dos mais importantes berços do saber jurídico brasileiro”. Antonio Carlos encaminhou requerimento para um voto de congratulações.

– Aos 23 anos, Orlando Gomes era licenciado a ensinar a matéria. Apenas dois anos depois, aos 25 anos de idade, assumia a cátedra de Direito Civil e, aos 27 anos, tornava-se o primeiro professor de Direito do Trabalho na Bahia -assinalou.

O senador acrescentou que o pioneirismo de Orlando Gomes não se limitou ao ensino, pois também foi o primeiro juiz do Trabalho na Bahia. Antonio Carlos citou uma frase de Orlando Gomes, que revela muito sobre o seu caráter e que o inseriu definitivamente na história da Bahia e do Brasil: “Quando amanhã, passados muitos anos, perguntarem quem foi esse Orlando Gomes e alguém disser: foi um homem de bem, onde quer que eu esteja, estarei satisfeito. Foi tudo o que eu quis ser na vida”.

Antonio Carlos também lembrou o trabalho de Orlando Gomes na preparação do novo Código Civil e salientou a imensa produção científica do jurista, com 40 livros e outras tantas teses que alicerçam os princípios fundamentais do Direito Civil e que se encontram presentes em diversas peças jurídicas forenses.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Antonio Carlos Júnior homenageia Orlando Gomes Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/antonio-carlos-junior-homenageia-orlando-gomes/ Acesso em: 02 mar. 2024