Da Redação e Da Rádio Senado
A senadora Ana Rita (PT-ES) elogiou, nesta terça-feira, a iniciativa do governo federal de instituir a Política Nacional de Participação Social, que define diretrizes e cria mecanismos de participação popular no âmbito do governo federal.
A senadora explicou que o funcionamento de conselhos, conferências, mesas de diálogo, fóruns, assim como a interação dos cidadãos via ambientes virtuais, são ações disciplinadas pelo governo que fazem parte do sistema nacional de participação. Ana Rita ressaltou que é impossível pensar na democracia sem fazer alusão aos conceitos de participação e de cidadania e acrescentou que a medida atende ao clamor das ruas pelo protagonismo social no governo.
– Esse é um passo fundamental para aperfeiçoar as relações entre o Estado e a sociedade civil e conferir maior transparência e abertura às decisões do governo. Essa iniciativa do governo federal dialoga com a própria origem da palavra democracia – disse a senadora
Ana Rita ressaltou que a sociedade não deve limitar o seu direito de participar à eleição e explicou que a iniciativa é o caminho viável para realizar as mudanças que o Brasil precisa com vistas a construir um país justo, solidário e democrático.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Fonte: Senado
