Senado

Alan Garcia manda a Sarney documento contra corrida armamentista

[Foto: embaixador Hugo de Zela, representante do Peru no Brasil e o presidente do Senado, José Sarney]

O embaixador Hugo de Zela, representante do Peru no Brasil, entregou na manhã desta quarta-feira (23) ao presidente do Senado, José Sarney, documento em que o presidente Alan Garcia propõe um pacto de não agressão entre os países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

A preocupação do presidente peruano, de acordo com o relato do embaixador, é com a corrida armamentista que vem caracterizando as compras de equipamentos bélicos por países sul-americanos. Em sua opinião, este é um dinheiro que poderia estar sendo aplicado no desenvolvimento desses países.

– Na recente reunião de ministros de Relações Exteriores e de Defesa integrantes da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), em Quito, o presidente do Peru teve a iniciativa de propor um pacto de não-agressão entre os países do Unasul para impedir a corrida armamentista que estamos vivendo neste momento. Foi este o documento que eu trouxe. – disse o embaixador ao final do encontro com Sarney.

Ele também afirmou que Alan Garcia tinha muito interesse em que o presidente do Senado brasileiro conhecesse essa proposta, “porque conhece a coincidência de interesses que tem com José Sarney neste assunto”.

De acordo com o embaixador, o presidente do Senado ficou muito interessado e agradecido pela entrega do documento. E anunciou que submeterá o texto ao exame dos senadores.

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Alan Garcia manda a Sarney documento contra corrida armamentista. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/alan-garcia-manda-a-sarney-documento-contra-corrida-armamentista/ Acesso em: 19 abr. 2024