Esta matéria contém recursos multimídia" />
Senado

Adelmir apela por solução para problema salarial da UnB Esta matéria contém recursos multimídia

[Foto: senador Adelmir Santana (DEM-DF) ]
Página Multimídia

O senador Adelmir Santana (DEM-DF) pediu sensibilidade às autoridades envolvidas com a questão salarial dos professores e servidores da Universidade de Brasília (UnB) para que se busque solução, em caráter de urgência, evitando-se a deflagração de uma greve justamente no fechamento do ano letivo. Docentes e funcionários da universidade lutam pela manutenção de parcela equivalente a 26% de seus salários, benefício vigente desde 1991, correspondente a manutenção da Unidade de Referência de Preços (URP).

O Tribunal de Contas da União (TCU) contesta a permanência do benefício e, segundo o senador, estaria havendo um desencontro entre a UnB e o Ministério do Planejamento, o que gerou o corte dos 26% nos salários.

Adelmir informou que as áreas técnicas estão se mobilizando para corrigir as falhas, mas observou que isso não impede a continuidade da discussão sobre o assunto no âmbito judicial.

– Havendo a perda, a UnB ficará inviabilizada porque perderá seus melhores quadros e seus cérebros. É a advertência que faço – afirmou o senador, ressaltando ainda que os salários pagos pela instituição não são elevados.

O senador Mão Santa (PSC-PI) solidarizou-se com a situação dos servidores da UnB e também lamentou o quadro salarial dos médicos piauienses.

Remédios

Adelmir reforçou ainda recomendação apresentada, na quinta-feira (26), ao ministro da Saúde, José Gomes Temporão, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Durante audiência na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), o parlamentar defendeu o atendimento primário e a sua complementação com a assistência farmacêutica, no próprio município de residência do doente, para evitar reincidência da enfermidade e retorno às cidades pólos.

– Não há recursos suficientes para atender essa reincidência. É necessário buscar uma fórmula para que, ao serem atendidos nos municípios, os pacientes recebam também medicamentos – defendeu o senador.

Empresários

O senador destacou também a importância do Prêmio Mercador Candango, concedido pela Federação do Comércio do Distrito Federal a pioneiros de Brasília que se dedicaram ao comércio e à prestação de serviços. Segundo Adelmir, que preside a federação, 50 empresários da capital já receberam a premiação. Na última quarta-feira, outros 12 empreendedores foram agraciados.  

Fonte: Senado

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Adelmir apela por solução para problema salarial da UnB Esta matéria contém recursos multimídia. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/senado/adelmir-apela-por-solucao-para-problema-salarial-da-unb/ Acesso em: 29 fev. 2024