Com as mudanças ocorridas na sociedade e economia brasileiras, que incluem transformações na estrfutura produtiva e na dinâmica demográfica, houve também redefinição dos espaços e maior interação entre rural e urbano. As políticas públicas sociais tiveram forte impacto sobre as condições de vida da população do campo, permitindo a incorporação de milhões de pessoas residentes no meio rural ao mercado interno. Para aprofundar o oconhecimento sobre a magnitude e a origem das alterações relacionadas à pobreza rural,o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) realiza o seminário “Pobreza Rural, Desenvolvimento e Políticas Públicas: desafios e alternativas”.
O encontro acontece em Brasília, entre 23 e 25 de agosto, e vai reunir cerca de 150 gestores públicos, dirigentes de movimentos sociais, acadêmicos e entidades de fomento que atuam na erradicação da pobreza no Brasil. Será dividido em quatro painéis, além de palestra magna sobre democracia, cidadania e pobreza rural, e da apresentação do Plano Brasil Sem Miséria.
O seminário é promovido por meio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Rural Sustentável (Fórum DRS), com o apoio dos Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA), do Desenvolvimento Social (MDS), e da Educação (MEC), além do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A proposta é ampliar o debate já iniciado com o desenvolvimento do projeto conjunto “A nova cara da pobreza rural no Brasil: transformações, perfil e desafios para as políticas públicas”.
NEAD discute determinantes da pobreza rural
O diretor do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do MDA, Joaquim Soriano, vai coordenar o segundo painel do seminário, intitulado “Os limites do rural e os determinantes da pobreza no campo: implicações para as políticas públicas”.
O Painel discutirá cinco temas: “Os limites do rural: algumas tendências recentes e implicações para as políticas de dsenvolvimento e de combate à pobreza” terá como expositor o professor Arilson Favareto, da Universidade Federal do ABC. “Determinantes da pobreza rural e implicações para as políticas públicas no Brasil” será exposto por Steven Helfand, da Universidade de Riverside, California; Lauro Mattei, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vai expor o tema “A questão agrária e a pobreza rural no Brasil”. O quarto tema “Agricultura familiar e pobreza rural”, será debatido por Antônio Florido, do IBGE. Otávio Balsadi, da Embrapa, encerrará o painel com a exposição do tema “Emprego e trabalho ba agricultura e suas implicações nas políticas públicas de enfrentamento da pobreza rural”.
O projeto “A nova cara da pobreza rural” teve início no primeiro semestre de 2010, e reúne pesquisadores de várias instituições nacionais que estudam a questão da pobreza no Brasil.
“É um grupo de acadêmicos muito plural e diferenciado nas abordagens, trazendo uma riqueza adicional sobre a metodologia de estudo. Um debate intenso que cresceu logo após a presidenta eleita ter anunciado como prioridade no seu governo o combate a pobreza”, explica Joaquim Soriano.
A realização do seminário marca o encerramento do primeiro ciclo desse projeto, com a apresentação de mesas conclusivas sobre a temática. “A paritr de agora vamos delinear e concretizar o que será a segunda fase, a partir dos diagnósticos e do universo conceitual”, diz Soriano. “Esse debate suscitado, que gerou uma enormidade de discussões e alertas para o desenvolvimento de políticas públicas, foi muito bom para ampliar o conhecimento sobre o que é a nova pobreza rural”, avalia.
Para o diretor do NEAD, o projeto e os estudos sobre pobreza rural têm papel fundamental na identificação das demandas para o acesso às políticas públicas no meio rural. “É interessante notar que a pobreza rural tem cara, gênero, idade e território. Ela é fundamentalmente nordestina, do semiárido, feminina e jovem. É importante valorizar políticas que o MDA já desenvolve na área, como o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, por exemplo, aproveitando as boas experiências”, aponta Soriano.
Confira a programação completa do seminário no site do IICA.
O projeto “A nova cara da pobreza rural no Brasil” já possui uma publicação, edita pelo Fórum DRS. São resumos dos trabalhos apresentados durante o Fórum Internacional em Recife, chamada “Pobreza Rural: Concepções, determinantes e proposições para a construção de uma agenda de políticas públicas”. A publicação está disponível para download gratuito.
Fonte:
Portal Brasil
Ministério do Desenvolvimento Agrário
Fonte: Presid?™ncia