Planalto

Previdência Social é a maior ouvidoria pública do País e completa 13 anos de serviços

A Ouvidoria-Geral da Previdência Social (OGPS) completou 13 anos de existência neste mês de agosto. A OGPS recebe cerca de 18 mil manifestações por mês, entre reclamações, sugestões e elogios.

“Hoje, somos a maior ouvidoria pública do país. Temos um sistema que está constatemente em melhorias e um relacionamento com todas as áreas da Previdência Social, para que possamos levar ao cidadão o melhor serviço possível”, destaca o ouvidor-geral, Mano Barreto.

A ouvidoria trabalha colhendo informações dos cidadãos e de seus servidores, referentes aos serviços e ao atendimento prestado pelo Ministério da Previdência Social (MPS), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) e Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev). O serviço sintetiza e converte as demandas recebidas em informações úteis à Previdência Social.

Esta atribuição a transformou em importante veículo de informação para o gerenciamento de ações estratégicas, pois permite que as principais demandas e as maiores dificuldades sejam detectadas e transformadas em novos processos de trabalho, por exemplo.

“Encaminhamos mensalmente as sugestões para as áreas que estão sendo sugeridas. Já conseguimos, por exemplo, alterar a página da Previdência Social na internet e levar para o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) algumas sugestões que foram acatadas, como mudanças nas políticas de empréstimo consignado”, destaca Mano Barreto.

Para entrar em contato com a OGPS, o cidadão pode usar a Central 135 (teclando a opção 3), a internet, pode enviar sua manifestação por carta ou apresentá-la pessoalmente na sede do órgão, em Brasília.

Estatísticas – Neste ano, 67% das demandas foram solucionadas na própria OGPS, sem precisar chegar às áreas fins. Em 2010, a ouvidoria fechou o ano com um balanço positivo no número de manifestações, uma redução de 13,3% em relação a 2009. Os processos relacionados a benefícios, que desde 2009 têm a maior demanda, sofreram uma diminuição neste último ano, passando de 40,2% das manifestações para 37,2%.

Os dados de 2010 mostraram também que, com quatro canais de acesso (Central 135, Site da Previdência Social, Cartas e presencial), a OGPS tem como principal meio o site da Previdência Social, com 53,1% do total de manifestações. Já a Central 135 recebeu 45% das manifestações. As cartas enviadas à OGPS corresponderam somente a 0,2%.

A adoção do Programa SOU-Web, ativo desde 2008, possibilitou à Ouvidoria um salto na qualidade dos serviços. O sistema recebe e registra as manifestações dos cidadãos, possibilitando um atendimento on-line às reclamações, sugestões, elogios e denúncias da sociedade.
 

Fonte:
Portal Brasil
Ministério da Previdencia Social

Fonte: Presid?™ncia

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Previdência Social é a maior ouvidoria pública do País e completa 13 anos de serviços. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2011. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/previdencia-social-e-a-maior-ouvidoria-publica-do-pais-e-completa-13-anos-de-servicos/ Acesso em: 14 mai. 2025