Planalto

Ministério da Saúde capacita 20 mil profissionais do SAMU/192

O Ministério da Saúde em parceria com o Hospital Alemão Oswaldo Cruz capacitará 20 mil profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) e do atendimento pré-hospitalar fixo de todo o país. O objetivo é melhorar a qualidade e padronizar o atendimento em ambulâncias e nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs). Nesta quarta-feira, 7 de outubro, o coordenador-geral do SAMU, Dr. Clesio Mello de Castro, lançará o projeto, a partir das 8h, no auditório do hospital (Bloco B, 14ºandar.)

A capacitação será a distância e presencial, ministradas com aulas teóricas em plataforma virtual e com aulas práticas nos 147 SAMUs do país. No total, serão 15 módulos divididos nas áreas de atuação das urgências e emergências, como pediatria e neonatologia, trauma, cardiologia, obstetrícia, emergências clínicas e de natureza psiquiátrica. Os primeiros módulos abordados serão Biossegurança e Segurança de Cena, Emergências em Pediatria e Neonatologia e Emergência Clínicas Cardiológicas.

O programa Capacitação dos profissionais de atendimento pré-hospitalar móvel – Rede SAMU 192 e pré-hospitalar fixo deve ser concluído em 2011. Além de otimizar o atendimento emergencial, a ideia é padronizar a forma de atuação dos profissionais do serviço em suas especificidades. “Se queremos universalizar o serviço emergencial, temos que administrá-lo com equidade e uma das maneiras de alcançar esse objetivo é a capacitação uniformizada”, afirma Clesio.

O treinamento totalizará mais de 400 horas. A primeira etapa ocorreu em setembro, quando 40 médicos receberam orientações sobre regulação médica das urgências e emergências. Cada um deles multiplicará os conhecimentos adquiridos a profissionais de três SAMUs em seus respectivos estados de origem. A regulação médica é um passo importante no atendimento emergencial, pois organiza a entrada do cidadão no sistema de saúde, garantindo-lhe acesso e encaminhamento ao serviço de saúde mais adequado.

As outras etapas capacitarão profissionais responsáveis pelo Suporte Básico de Vida, Suporte Avançado e Atendimento Pré-hospitalar Fixo. A segunda fase está prevista para ter início em novembro e é destinada ao treinamento de auxiliares, técnicos de enfermagem e condutores de ambulâncias. Na terceira fase, médicos e enfermeiros das equipes avançadas recebem treinamento. Na última etapa, será a vez dos profissionais do atendimento pré-hospitalar fixo.

Os coordenadores dos módulos conhecerão e discutirão as atividades a serem desenvolvidas durante seminário realizado nesta quarta-feira, 7. O hospital Oswaldo Cruz é o responsável pelo treinamento dos profissionais e reunirá os principais especialistas nas diferentes áreas das urgências. A iniciativa faz parte do projeto Hospitais de Excelência a Serviço do SUS. O programa lançado em 2008 pelo Ministério da Saúde integra seis unidades hospitalares de referência nacional e internacional que auxiliam na melhoria do Sistema Único de Saúde.

Serviço

Lançamento do curso de capacitação do SAMU às 8h do dia 7 de outubro

Local: Hospital Oswaldo Cruz, Bloco B, 14º andar. (Rua João Julião, 331 / Rua Treze de Maio, 1815, Paraíso, São Paulo).

Fonte: Presidência

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Ministério da Saúde capacita 20 mil profissionais do SAMU/192. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/ministario-da-saaode-capacita-20-mil-profissionais-do-samu-192/ Acesso em: 22 jun. 2024