Planalto

INTERNACIONAL: Previdência inicia negociação para acordo com os EUA

O secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, cumpre nestas quinta e sexta-feiras (27 e 28), em Washington, agenda que reforçará o interesse do governo brasileiro em negociar um acordo de previdência com os Estados Unidos. A negociação começou na segunda-feira (24), por intermédio da equipe técnica do ministério, e visa garantir benefícios previdenciários para os brasileiros que vivem naquele país – cerca de 1,3 milhão de pessoas – e para os 30 mil americanos que residem no Brasil.

Gabas participará de reuniões no Departamento de Estado Americano, no Departamento de Trabalho – ao qual a previdência social americana está subordinada – e terá audiência com diretores da Social Security Administration (SSA), órgão similar ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O secretário de Políticas de Previdência Social, Helmut Schwarzer, coordena os trabalhados da equipe brasileira que, desde segunda-feira, negocia os termos do acordo com técnicos americanos. Segundo Schwarzer, a apresentação dos respectivos sistemas previdenciários, feita nos dois primeiros dias de negociação, confirmou a similaridade entre as normas, o que facilitará o andamento das conversações.

As reuniões terminam nesta sexta-feira, e a previsão é de que nova rodada de negociação ocorra no Brasil, ainda no segundo semestre de 2009 ou no início de 2010.

Fonte: Presidência

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. INTERNACIONAL: Previdência inicia negociação para acordo com os EUA. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/internacional-previdencia-inicia-negociacao-para-acordo-com-os-eua/ Acesso em: 21 mai. 2024