O Ministério de Minas e Energia (MME) participou nesta quinta-feira (27), do seminário “Eficiência Energética na Indústria – Projetos e Oportunidades para o Desenvolvimento da Competitividade”. O evento foi realizado pela Eletrobrás junto com a Confederação Nacional da Indústria.
O objetivo do encontro é definir ações prioritárias para o setor a partir de estudos desenvolvidos em parceria, que resultaram em um diagnóstico detalhado das oportunidades de ganho de eficiência energética na indústria brasileira.
O congresso contou com a participação de representantes da Diretoria de Tecnologia da Eletrobrás, e também reuniu profissionais da área de energia com perfil de decisão nas principais indústrias brasileiras e especialistas das áreas governamental e privada.
Importância do debate
Esse seminário é de grande relevância, já que a classe industrial é responsável por 46% do consumo de energia elétrica do país, segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). O uso eficiente da energia torna-se, assim, uma ferramenta cada vez mais importante para o incremento da competitividade na indústria brasileira, além de contribuir para a redução do consumo de energia no país.
Tendo em vista a importância das ações de eficiência energética na indústria, a Eletrobrás, no âmbito do Procel Indústria, e a Confederação Nacional da Indústria já firmaram convênios voltados para a elaboração de guias técnicos de eficiência energética para chão de fábrica e para o levantamento e a avaliação de programas nacionais e internacionais e metodologias de eficiência energética em empresas do setor industrial.
O seminário é mais um fruto dessa parceria, visando aproveitar um momento que, segundo conclusões do levantamento, mostra-se propício para organizar esforços, fornecer subsídios, estabelecer metas e priorizar recursos para a construção de políticas nacionais de eficiência energética e de desenvolvimento industrial sustentável.
Procel Indústria
A dinâmica desse Projeto consiste no comprometimento das indústrias com a implementação das medidas de eficiência energética identificadas pelos seus próprios agentes, treinados gratuitamente por multiplicadores, capacitados pela ELETROBRÁS/PROCEL no curso multidisciplinar denominado “Otimização de Sistemas Motrizes”.
Para prestar suporte e perenizar essas ações nas indústrias, a ELETROBRÁS implanta, para fins didáticos, laboratórios de sistemas motrizes mediante convênios com Universidades. Complementarmente, financia bolsas de estudo para desenvolvimento de trabalhos de graduação e pós-graduação no tema Eficiência Energética em Sistemas Motrizes Industriais.
Fonte: Presidência