Planalto

Delegação mexicana conhece modelo brasileiro de alimentação escolar

Representantes do Ministério da Agricultura do México estiveram nesta quinta-feira no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para conhecer o programa brasileiro de alimentação escolar e saber como ele concorre para fortalecer a agricultura familiar no país. A nova legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – a Lei nº 11.947/09 e a Resolução nº 38/09 do FNDE – determina que pelo menos 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a merenda devem ser utilizados na compra de produtos do pequeno produtor.

“Essa regra garante mercado para os agricultores familiares e também promove o desenvolvimento local dos municípios”, afirmou a coordenadora de alimentação e nutrição do Pnae, Eliene Ferreira de Sousa, à delegação mexicana.

Segundo a coordenadora, essa compra pode ser feita sem licitação, desde que os preços sejam compatíveis com os de mercado. “É um mercado garantido para o setor, mas os agricultores familiares precisam seguir as normas sanitárias para poderem vender seus produtos.”

Horta – Após o encontro no FNDE, a delegação mexicana seguiu para Formosa (GO) para conhecer o Projeto Educando com a Horta Escolar, ação do Pnae que promove a educação interdisciplinar nas escolas públicas. Feito em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o projeto consiste na formação de hortas em escolas do ensino fundamental e no aprendizado interdisciplinar a partir da experiência.

A montagem dos canteiros já é uma oportunidade para que os professores repassem conteúdos de diferentes disciplinas para os estudantes. Como os canteiros são normalmente cercados com garrafas PET ou pneus, os alunos aprendem sobre decomposição de materiais e a importância da preservação do meio ambiente. Também calculam a área e o volume dos canteiros, exercitando a matemática na prática e de forma lúdica. Além disso, o aprendizado sobre nutrição modifica seus hábitos alimentares, influenciando também suas famílias.

Fonte: Presidência

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Delegação mexicana conhece modelo brasileiro de alimentação escolar. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/planalto/delegacao-mexicana-conhece-modelo-brasileiro-de-alimentacao-escolar/ Acesso em: 26 jul. 2024