27 | 04 | 2012
Solenidade de entrega de carteiras é marcada pela valorização do exercício da advocacia
“A Ordem é maior que nós todos. A Ordem é maior que qualquer coisa que se coloque no nosso caminho, porque a Ordem somos nós. A Ordem não é uma casa, são os advogados que a fazem”, afirmou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES), Homero Junger Mafra, em pronunciamento feito na cerimônia de entrega de carteira a 46 novos advogados, nesta quinta-feira (26).
Homero Mafra fez questão de demonstrar a alegria que sentiu ao presidir a cerimônia. “Hoje talvez tenha sido uma das solenidades mais bonitas de entrega de carteira que eu já presidi, porque ouvir o orador Marcelo Santos de Mello e ouvir paraninfo, o advogado Danilo de Araújo Carneiro, foi ouvir dois cânticos à liberdade, porque o canto à advocacia é o canto à liberdade”, ressaltou.
Em sua mensagem de boas-vindas, Danilo de Araújo Carneiro enfatizou o amor à advocacia e deu uma sugestão aos novos colegas. “Não se aventurem simplesmente nos concursos por causa daquela falsa segurança que o concurso público traz. Nada é melhor que ser advogado, não ter um dia igual ao outro, a adrenalina da advocacia, o cheiro do corredor do tribunal, o embate, viajar para Brasília sem saber se vai conseguir a liminar ou não, isso é advocatus – aquele que fala pelo outro -, nada pode ser mais nobre do que isso”.
“Eu sou um apaixonado pela advocacia e faço um pedido aos senhores, com muito carinho”, acrescentou o advogado: “Façam uma aventura na advocacia antes que qualquer outro concurso. Ao entrar no gabinete, nós conhecemos um magistrado que foi advogado, ele tem um olhar da justiça que é diferente.”
O orador da turma também emocionou o plenário. Marcelo Santos de Mello afirmou: “Enfim, advogados. E ser advogado é um privilégio, ser advogado é uma honra. Estamos privilegiados por esta distinta administração, em nos conceder essa outorga de estarmos juntos militando em prol do Espírito Santo. Nos sentimos honrados em integrar esse corpo tão distinto e tão seleto que é ser um advogado.”
A solenidade de entrega de carteiras contou com as presenças do presidente da Caixa de Assistência aos Advogados, Carlos Augusto Alledi de Carvalho, o conselheiro e presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Rivelino Amaral, e do presidente da Comissão de Advogados em Início de Carreira, Celso Cezar Papaleo Neto.
Veja aqui as fotos da cerimônia.
Fonte: OAB/ES