OAB/ES

Maria Terezinha Silva Gianordoli e Maria Tereza Colli Rosindo são agraciadas com a Comenda Rafaela Damásio

26 | 11 | 2014

Maria Terezinha Silva Gianordoli e Maria Tereza Colli Rosindo são agraciadas com a Comenda Rafaela Damásio

As advogadas Maria Terezinha Silva Gianordoli e Maria Tereza Colli Rosindo foram agraciadas, nesta terça-feira (25) com a Comenda Rafaela Damásio, concedida anualmente pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Espírito Santo (OAB-ES) às profissionais que se destacam por suas atuações em defesa dos direitos da mulher, especialmente as de carreira jurídica, e também em defesa dos direitos e prerrogativas de toda a advocacia capixaba.

Em seu pronunciamento, o presidente da Seccional, Homero Junger Mafra, destacou o compromisso das homenageadas com a ética na advocacia. “Ambas passaram pelo Tribunal de Ética e Disciplina . Ao conceder a comenda, a Ordem e a Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica no Espírito Santo (ABMCJ) demonstram sua preocupação com este tema, que hoje está cada vez mais ausente da vida brasileira.”, afirmou.

“Homenagear quem participou do Tribunal de Ética é uma honra. Rafaela foi talvez uma das grandes juízas que nós tivemos neste Tribunal. Mulher brava, que não era domada. Eu sempre lembro de um episódio de Rafaela em Vila Velha, a primeira vez que exigiram que advogado se cadastrasse, e ela entrou no Fórum e falou: ‘Não tenho que me cadastrar, eu sou advogada’. Rafaela quase levou a cerca e guardas e, obviamente, não se submeteu aquele constrangimento”, ressaltou Homero Mafra.

O presidente aproveitou o momento para falar das denúncias de corrupção na Petrobras: “A questão ética é fundamental. Nós temos hoje talvez uma dos maiores escândalos da República, que é o escândalo da Petrobras. Tem que ser apurado e os responsáveis têm que ser punidos. Não tem essa história de fazer guerra política. É impossível viver em um país que você diz que o meu corrupto é menos corrupto que o seu. Corrupção é corrupção, tem que ser apurada e punida.”

“ Isso não significa que nós tenhamos que aplaudir as piores manifestações, que são aquelas que vão pra rua pedir impeachment e a volta da ditadura militar. É só lembrar que, se a ditadura militar estivesse aqui, as pessoas não estariam na rua. Estriam sendo massacradas e desaparecidas. As coisas não se confundem. Nós não podemos ter um golpe”, acrescentou.

Emocionada, Maria Terezinha Silva Gianordoli agradeceu a homenagem a ela prestada e destacou: “Hoje é uma data especial, primeiro por ser celebrado o Dia Internacional de Não Violência Contra a Mulher, quando lembramos a trágica morte das irmãs dominicanas, Pátria, Minerva, e, por coincidência, Maria Teresa. Eram defensoras dos direitos das mulheres, sendo essa uma das causas a que tenho me dedicado, com muita esperança de que um dia esta data seja lembrada apenas como uma data histórica. O outro motivo é ser homenageada. A minha relação com a Dra. Rafaela começou na década de 1960, quando fui sua aluna de francês. Algum tempo depois, convivi com ela como advogada.  Tive, também, a oportunidade de trabalhar com a ela no Tribunal de Ética e Disciplina. Então, é uma honra receber hoje esta comenda.”

Maria Tereza Colli Rosindo, também expressou sua alegria em ser homenageada: “Eu chego até aqui com a emoção aflorada. A comenda, pra mim, é muito importante. Tive a oportunidade de trabalhar com a Dra. Rafaela no Tribunal de Ética da OAB. Foi uma honra e era uma alegria estarmos juntas. Agradeço, do fundo do meu coração, a todos e prometo, mais uma vez, honrar essa comenda.”

A cerimônia contou com a presença da vice-presidente da ABMCJ, Vera Carli, que fez a entrega da comenda a Maria Tereza Colli Rosindo. Villede Violeta de Paula Luiz, membro da Comissão da Mulher Advogada da Seccional, entregou a comenda a Maria Terezinha Silva Gianordoli.

Também participou da solenidade a presidente da Comissão da Mulher Advogada, Maria Helena Reinoso Rezende, além de outras mulheres membros da Comissão e da ABMCJ, familiares e amigos.

A Comenda foi instituída em 2009 para homenagear Rafaela Damázio, uma das primeiras mulheres da advocacia capixaba. Na OAB-ES, foi presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED), de novembro de 1999 a dezembro de 2006, mas já atuava como integrante desde 1996.

Outra importante ação encampada pela advogada foi à fundação da Associação Brasileira das Mulheres de Carreira Jurídica no Espírito Santo (ABMCJ-ES), em maio de 1989.

 

Fonte: OAB/ES

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Maria Terezinha Silva Gianordoli e Maria Tereza Colli Rosindo são agraciadas com a Comenda Rafaela Damásio. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2014. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oabes/maria-terezinha-silva-gianordoli-e-maria-tereza-colli-rosindo-sao-agraciadas-com-a-comenda-rafaela-damasio/ Acesso em: 05 jul. 2025