20 | 07 | 2012
Fórum promove lançamento do livro Memórias de uma Guerra Suja na próxima quarta
O Fórum Direito à Memória e à Verdade promove, na próxima quarta-feira (25), o lançamento do livro “Memórias de uma Guerra Suja”, dos jornalistas Rogério Medeiros e Marcelo Netto, seguido de debate. O evento será às 18 horas, no Auditório Alexandre Martins de Castro Filho, localizado na Casa do Cidadão, em Maruípe.
Rogério Medeiros e o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos, Perly Cipriano, serão os expositores do debate. O coordenador da mesa será o jornalista Francisco Celso Calmon e os debatedores convidados são: Suzana Tatagiba (Sindijornalistas-ES) Leandro Machado (Sindlegis-ES), Jeane dos Santos (Levante Popular da Juventude), Cássio Rebouças de Moraes (OAB-ES), Cláudio Vereza (deputado estadual).
Memórias de uma Guerra Suja foi escrito a partir de depoimentos do ex-delegado do DOPS, Claudio Guerra. O livro revela o destino de mais de uma dezena de desaparecidos políticos, explica como vários líderes de esquerda foram assassinados e traz novos elementos para elucidar fatos ocorridos num dos momentos mais conturbados da história brasileira, a ditadura militar. Em um dos episódios relatados no livro, Claudio Guerra conta que o Sargento Rosário fez a bomba que explodiu na OAB e matou D. Lyda. E aponta que a enviou.
A Casa do Cidadão está localizada na Avenida Maruípe, nº 2.544, em Itararé.
Fonte: OAB/ES