OAB Nacional

Exame de Ordem unificado em debate no Colégio de Presidentes da OAB

Teresina (PI), 11/09/2009 – A revisão das normas para a aplicação do Exame de Ordem unificado será o tema de destaque da reunião do Colégio de Presidentes das Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que será realizada hoje (11) em Teresina (PI). O tema foi classificado como de fundamental importância pelo presidente nacional da OAB, Cezar Britto, que participará do encontro juntamente com os diretores do Conselho Federal da entidade. “Lidamos com um bem que é a Justiça, o que pressupõe que as três carreiras que dela fazem parte – advocacia, magistratura e Ministério Público – tenham a mesma igualdade de atuação. Os juízes e promotores são qualificados pelo concurso e, logo, não seria correto que justamente aquele que é o encarregado da defesa do cidadão não tivesse que passar por nenhum teste para aferir sua qualificação”, afirmou Britto. “Daí a essencialidade do Exame de Ordem”.

Ainda segundo o presidente nacional da OAB, o Exame de Ordem é a garantia principal do cidadão de que a sua defesa terá a mesma qualificação da acusação e daquele que irá julgá-lo. A reunião do Colégio será realizada pela OAB Nacional, com o apoio da OAB-PI, presidida pelo advogado Norberto Campelo.

Britto ainda destacou a importância do Estado do Piauí para a estrutura da OAB, o que motivou a escolha de Teresina para sediar a última reunião do Colégio de Presidentes da entidade no ano. “Esta será uma boa oportunidade de os presidentes se reunirem para trocar as experiências de seus Estados, mostrar os avanços que há em um e debater no que o outro pode crescer”, acrescentou Britto.

Fonte: OAB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Exame de Ordem unificado em debate no Colégio de Presidentes da OAB. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oab-nacional/exame-de-ordem-unificado-em-debate-no-colegio-de-presidentes-da-oab/ Acesso em: 28 mai. 2024