OAB Nacional

Empecilhos à atuação de advogados no exterior marcou Diáspora da OAB

Brasília, 19/10/2009 – Debater os problemas enfrentados pelos advogados brasileiros que militam legalmente no exterior. Esse foi o objetivo da I Diáspora Jurídica, evento realizado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio de Janeiro. No encontro, foram apresentadas ao Ministério das Relações Exteriores graves críticas às dificuldades impostas a profissionais da advocacia em países como Bolívia, Espanha e Japão, críticas essas que resultarão em um relatório a ser entregue ao Ministério. Ao longo de todo o encontro, segundo o presidente da Comissão de Relações Internacionais do Conselho Federal da OAB, Roberto Busato, discutiu-se principalmente a atividade advocatícia dos brasileiros no exterior, diante da realidade da advocacia na África, Ásia e na Europa.

Ao embaixador Eduardo Gradillone, diretor-geral do Departamento das Comunidades Brasileiras no Exterior, os participantes relataram, por exemplo, a dificuldade de se ter acesso ao Consulado do Brasil na Espanha e a pressão que a advocacia sofre por parte do presidente da Bolívia. “Um advogado que milita no Japão relatou que passou dez anos até conseguir tirar a certeira de advogado daquele país”, relatou o vice-presidente da Comissão da OAB, Aristoteles Atheniense, que também acompanhou a Diáspora. Também foram debatidos no evento a interação do advogado com a comunidade brasileira e o relacionamento entre a OAB e as entidades congêneres em cada País.

Fonte: OAB

Como citar e referenciar este artigo:
NOTÍCIAS,. Empecilhos à atuação de advogados no exterior marcou Diáspora da OAB. Florianópolis: Portal Jurídico Investidura, 2009. Disponível em: https://investidura.com.br/noticias/oab-nacional/empecilhos-a-atuacao-de-advogados-no-exterior-marcou-diaspora-da-oab/ Acesso em: 14 jun. 2024